O que você procura?

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Quinta carta: Sardes

"Ao anjo da igreja de Sardes escreve: Estas coisa diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estas morto.
2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti. (Apocalipse Capítulo 3 Versículos 1, 2 e 3)”

A cidade de Sardes pertencia ao reino Lídio, e era muito prospera devido à produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, enfim, uma cidade de comércio ativo. Situada em uma rota comercial, possuía a parte superior da cidade a cerca de 500 metros da planície em meio aos íngremes rochedos do vale, acreditava-se que era uma fortaleza a prova de toda tentativa de invasão.

Por volta do ano 546 a.C, o rei Lídio, Croeso, foi derrotado pelos persas, liderados por Ciro o Grande. Segundo os Historiadores os soldados persas seguiram ao longe um soldado de Sardes descer os rochedos, e, pela noite fizeram o mesmo caminho e de surpresa tomaram a cidade.

Bom mas o histórico de derrotas não para por ai, em
334 a.C a cidade foi tomada por Alexandre o Grande, e em 214 a.C por Antíoco o Grande. Pertencendo a província da Ásia, durante o império romano, já não possuía o prestígio de outrora, conhecida por sua riqueza e toda sua força impenetrável, após todas as derrotas sofridas, deixou de ter a importância tanto política quanto comercial.

A história da queda de Sardes é identica a dos Cristãos que lá existiam, pois assim como a cidade recebeu o seu primeiro golpe pois o seu vigilante "vacilou" e mostrou o caminho para o inimigo invadir e tomá-la de surpresa, do mesmo modo agiam os Cristãos da cidade, não vigiavam a ponto do Senhor Jesus não achar íntegras as obras deste povo, e não os consideravam, por isto filhos de Deus, chamando a atenção para isto quando se refere a Deus em defesa do mesmo sendo Seu Deus e não do povo que o desagradava em obras.

Sardes se considerava impenetrável e uma fortaleza prospera, com isso a prepotência, o orgulho e a sensação de superioridade, contribuíram para o soldado não vigiar o seu caminho de volta para a cidade e com isto deixando uma "Janela Aberta" para o inimigo. E esta atitude é muito comum no meio Cristão, muitos acham que por entregarem a vida a Deus se tornaram super-heróis, que o diabo não encosta mais em suas vidas, e isto se agrava quando vão conquistando cargos em seus ministérios e responsabilidades maiores. Acreditam que alcançaram um tipo de estágio superior, o que lhes concede o direito, de talvez deixar de orar por arrependimento, de não ler mais a Bíblia e principalmente de não vigiar mais suas atitudes, comportamento e pensamentos.

Triste porém verdade, o fato é que todos nós conhecemos no mínimo um Cristão que vive se envolvendo em todo tipo de assunto, frequentando todo tipo de balada (não sou contra baladas, bares e festa ta!), ouvindo todo tipo de música secular e também lendo tudo o que vê pela frente (isso conta as revistas masculinas, que alguns ainda têm a cara de pau de dizer que "é só pra ver as matérias")

É meu amigo a palavra é bem clara, “...que tens nome de que vives e estas morto”, o Senhor Jesus exorta os Cristãos de Sardes, e deixa um grande exemplo de que ele não vê o nosso exterior, mas sim o que esta dentro, a nossa sinceridade, o nosso coração. Talvez você hoje esteja ocupando um cargo em seu ministério, usando um uniforme diferente, entrando em lugares que os demais membros não possuem acesso, Mas me responda uma coisa, quando isto lhe deu o direito de deixar de vigiar os seus passos?

Vigia meu amigo, é melhor você ser um membro salvo, do que um pastor ou obreiro Caído!

O Senhor Jesus diz que virá como um ladrão, você que já foi assaltado, por acaso recebeu antes uma mensagem ou um e-mail enviado pelo ladrão, avisando "Olha é hoje eu vou te assaltar ta, já deixa preparado o dinheirinho o celular", tenho certeza que não. Mas Jesus é misericordioso e já esta dizendo como virá, então tome uma atitude e "Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te." Você sabe o que tem que fazer, não seja hipócrita, se a palavra de Deus diz para ir para agir de uma forma não faça por outra, siga cada mandamento e se possível ate as vírgulas, viva o que você prega, pois...

"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. (Ap 3.4)"

E assim será meu amigo(a), muitos são chamados porém poucos são escolhidos, lute pare ser um dos poucos e não desanime na Fé, não deixe que problemas em seu trabalho, com sua família ou em seu ministério venham causar danos a sua Fé.

"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos. (Ap 3.5)"

Faça uma auto-analise, pergunte a si mesmo, se Jesus voltar hoje, agora enquanto você lê este estudo, Ele te reconheceria e te confessaria diante do Pai?

Se a resposta for Sim, agradeça e louve agora mesmo o Senhor Jesus, e vigie pois a Salvação é um estado, enquanto estiver de Pé e com suas vestiduras brancas, salvo está, mas se vacilar como o soldado de Sardes, deixará brecha para o inimigo te pegar de surpresa.
Bom e se sua resposta for não...
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 3.6)"

Não perca mais tempo, ouça o que Deus quer dizer a você, Ele só deseja o teu bem, a prova disto é o Senhor Jesus, entregue em sacrifício por você!!!

Deus te abençoe.

10 comentários:

  1. Preeeeega pregador!huahuahua
    Amigo essa tá exortante como vc diz!rsrsrsrs
    Amém, que essa consciência esteja sobre as nossas vidas em todo tempo! Adorar a Deus em espírito e em verdade, não de fora pra dentro e sim de dentro pra fora!

    Deus te abençoe \o/\o/\o/\o/
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esse post,tenho certeza que salvará muitas almas, aquele que está afastado de Deus vai se aproximar e aquele que está na fé vai se renovar!
    Muitos deixam de olhar para si, e passam a olhar para outros, enquanto seu coração vai se sujando, pois ninguém é perfeito.

    ResponderExcluir
  3. obrigada por visitar meu blog,to seguindo o seu.!!!
    abraços...
    na fé sempre
    Carina Lombarde

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernando tô sumida mesmo,sabe como é entro no trabalho e as vezes não da tempo de postar meu comentário, mas vou aparecer mais agora...olha amei essa postagem das cartas as igrejas, são muito fortes e é verdade que muitos estão "vivos" por fora mas só Deus que conhece o interior sabe da morte espiritual dessa pessoa por isso temos que orar uns pelos outros e se vemos um irmão fraco na fé devemos pedir a direção do Espírito Santo e orienta-lo.

    Um grande abraço.

    wwwminimosdetalhes.blogspot.com
    Porque os detalhes fazem toda diferença!!!

    Permanecendo na fé,
    Hellen Dayane.

    ResponderExcluir
  5. Muito forte essa mensagem .Gostei do seu blog,parabéns!

    ResponderExcluir
  6. [E DOLOROSO QUANDO VEMOS ALGUMA INTEN;'AO ERRADA EM NOSSO CORA;'AO.EU CHAMO ISTO DE COME;AR A FICAR IMPERME[AVEL..NADA MAIS PENETRA EM N[OS,NEM NOS AMOLECE PARA O AGIR DO ESP[IRITO..QUANDO COME;O A ME SENTIR ASSIM,CLAMO E CONFE;O,PORQUE N'AO QUERO PERECER...
    *ABRA;O..OBRIGADA PELA VISITA.
    OBS?N'AO SEI PORQUE A ESCRITA ESTA SAINDO ASSIM TODA DIFERENTE..

    ResponderExcluir
  7. Poxa! Forte em amigo, pois é assim mesmo, não devemos de maneira nenhuma deixar esta brecha, ser confiantes de si mesmos pensando ser alguma coisa, foi por causa do orgulho que o pior de todos caiu.

    Devemos nos examinar sempre.

    "Concentra-te e examina-te ó nação que não tens pudor" Sofonias 2:1

    O Blog tá bom hein
    Que Deus continue sempre te usando assim, e que vc seja sempre este vaso útil e agradvel a Deus para toda boa obra.


    Deus te abençõe ainda mais.

    Na Fé
    Idelmária

    ResponderExcluir
  8. Escrevi um texto há um tempo atrás, que eu falava assim:" O meu uniforme não serve para ser motivo da minha glória perante aos homens, ele serve para ter autoridade sob os que estão abaixo da terra!"
    Todo aquele que é chamado e se faz um servo do homem é escravo da sua própria vida.
    Mas todo aquele que é chamado e se faz um ESCOLHIDO faz do diabo um escravo em suas mãos.
    Ter a consciência disso te liberta da soberba e de cair na fé.. Vamos vigiar a cada dia..
    Muito bom o post..
    Bjo Ferrrrrrrr... Cldn.

    ResponderExcluir
  9. Bem, o segundo versículo me chamou atenção, porque Deus diz "consolida o resto que está para morrer... porque não tenho achado íntegras as tuas obras", veja que, a palavra íntegra dá a idéia de uma coisa completa, um todo, era justamente o que faltava a esta igreja, consolidar o resto que estava para morrer (reavivar), entregando-se totalmente, na íntegra, ao nosso Deus.
    Sua colocação, ao relacionar a igreja de Sardes a um ocupante de cargo foi ótima! "Tens nome de que vives", mas estás morto", quer dizer, só tem o título.
    Seu texto? Muito coerente, bem no espírito!!!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Amigo!!! arrebentou em!

    Que vc divida sempre conosco, essa inspiração de Deus.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails