O que você procura?

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Terceira carta: Pérgamo

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hb 4.12)”

“Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: (Ap 2.12) ”

Meu amigo(a) leitor, acredito que você que esta acompanhando a leitura das cartas, esteja se perguntando, por que dei início ao estudo utilizando de um outro versículo Bíblico, tendo como base as anteriores que foram escritas apenas pela própria carta. E isto tem uma resposta. O Senhor Jesus por intermédio do Apostolo João reforça a idéia de autoridade, de supremacia, quando descreve a si mesmo como possuidor da espada de dois gumes. E que em Hebreus podemos analisar Biblicamente o poder que tem esta arma tem, e que nas mãos do nosso Senhor ela fará a separação dos Justos, dos que permaneceram inabaláveis na Fé.

“Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.(Ap 2.13)”

Neste versículo analisamos o quanto o povo de Deus sofria em Pérgamo, a cidade possuía o trono de satanás, ou seja, a população em quase sua totalidade adorava deuses e deusas da mitologia grega. A cidade possuía muitos templos para adoração desses deuses, entre os quais um altar dedicado a Asclépio (deus grego da cura), e os Cristãos da época eram mortos por ter a Fé e a visão diferente da grande maioria, o que podemos ver no caso de Antipas, que é citado por Jesus, como um mártir, por ter morrido sendo testemunha e Fiel ao Senhor.

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.(Ap 2.14)”

“Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.(Ap 2.15)”

O Senhor Jesus exorta os Cristãos de Pérgamo, pois via que alguns em meio a eles estavam se corrompendo por aceitarem a Doutrina de um homem, desviando-os assim dos caminhos do Senhor e que com isso alguns Cristãos sinceros estavam sendo levados, pela cegueira espiritual, a tomarem atitudes contrárias a palavra de Deus. E sustentava também a doutrina dos nicoláitas, aquela que em Éfeso, os Cristãos não toleravam e por isso Jesus era com eles.

Vamos comparar com os dias atuais, encontramos aqui nestes versículos dois tipos de Cristão: O primeiro que por uma doutrina contrária a palavra de Deus acaba sendo levado por uma “Cilada” a cometer os pecados e todas as práticas contrárias a palavra de Deus; E o segundo é aquele que faz do jeito que “acha” que deve ser feito, talvez por uma acomodação e porque não quer de maneira nenhuma ter que sacrificar a sua carne, ou seja abdicar das práticas do pecado e ter a sua vida para santificação.

Nos dois casos o que com certeza não aconteceu foi uma verdadeira entrega ao Senhor Jesus, ou seja não houve conversão, pois quando há de fato o Cristão não é enganado, pois ele passa a procurar, comparar, questionar tudo o que houve na palavra de Deus, a Bíblia, e com a direção do Espírito Santo.

“Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.(Ap 2.16)”

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.(Ap 2.17)”

E aos que se arrependerem verdadeiramente, e permanecerem inabaláveis na Fé, mesmo sofrendo as injurias, calunias e difamações que o povo de Deus sofre, pois já é dito que no mundo tereis aflições, o Senhor promete sem demora fazer Justiça e pelejar contra os que se levantam contra os seus. Alem do mais do maná escondido comerá, e será feita a diferença em sua vida, pois o Senhor promete lhe dando a pedrinha branca, o que no império romano era concedida uma pedra branca ao escravo que ganhará o direto de liberdade, entretanto independente de como era antes de como é hoje, a promessa é de diferença.

E quanto ao nome novo, assim como foi com Abrão que se tornou Abraão e Jacó que se tornou Israel, ao convertido uma nova identidade é criada, uma criatura nova é gerada, tanto no mundo espiritual e no terreno, pois você passa a viver a promessa da salvação em sua vida, e resplandece isto com um brilho diferente, com a vida transformada, sendo fiel a Deus a quem te criou e foi ate o fim por ti.

Meu amigo(a) pode ter certeza que o Senhor vai ate o inferno se for preciso para tirar sua vida das garras do diabo, mas para isto você tem que fazer a sua parte, o que não é nada perto do sacrifício que foi feito pela sua vida pra você jogar ela no lixo como tem feito ate hoje. Mas eu creio que foi ate hoje, porque Deus tem um plano pra sua vida, uma Obra maravilhosa, a qual ele Sonha em começar.

Basta você aceitar!

5 comentários:

  1. Lindo! Essas cartas são verdadeiros tesouros para a nossa vida hoje.

    O vencedor não é aquele que vence e sim o que permanece fiel até o fim.

    Deus te abençoe
    ótimo texto. \o/

    ResponderExcluir
  2. Poxa que forte o texto!!!!
    Quase sem palavras eu fiquei...

    Olha não vou deixar de acompanhar estas cartas. Deus tem falado através de vc a todos!
    Além de escrever muito bem, sabe discernir e explorar as escrituras.
    Deus o abençõe mais pois tenho certeza que isso será levado a muito mais do qu epossa imaginar e irá chegar até aqueles que necessitam ouvir a verdade.
    Eu vou até imprimir seus estudos para levar a algumas pessoas que tbm precisam ler isso.

    Agradeço por isso!

    Permaneça assim, firme e forte em Cristo!

    Firme na fé,
    Idelmária Ferreira
    http://idelmaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fernando, a leitura das cartas às igrejas nos traz despertamento, é edificante.
    Quanto à igreja de Pérgamo, tem horas que eu me sinto na própria Pérgamo dos dias atuais, não é fácil conviver com pessoas de outra fé, por isso precisamos ser como o óleo na água, está junto mas não se mistura, precisamos ser bem definidos em nossa fé, não se deixar enganar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado amigo pela visita em meu blog e estou retribuindo agora e tb sendo seguidora diariamente .

    ResponderExcluir
  5. Muito importante seu blog também para que possamos levar a palavra do nosso,Deus mundo a fora atraves da net,Parabéns ... Ha... Se vc autorizar gostaria de publicar no meu alguns de seus textos muito forte ... obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails