O que você procura?

terça-feira, 13 de julho de 2010

Quarta carta: Tiatira

“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: (Ap 2.18)”
A cidade de Tiatira estava no caminho entre Pérgamo e Sardes (também cidades que receberam cartas do Senhor Jesus), e atualmente chama-se Akhisar.
Satanás possuía grande influência pela Ásia no período em que estavam sendo enviadas as cartas, ele possuía sinagogas em Esmirna e um trono em Pérgamo, já em Tiatira ele tinha uma profetiza (o que vamos ver no decorrer do estudo), o que pode explicar o fato de ser uma das cartas a qual o Senhor se apresenta de uma maneira bem temida, como podemos constatar quando o Apostolo João diz que o Filho de Deus tem olhos como chamas de fogo e os pés como bronze polido, e deixa bem claro que ele vai fazer justiça aos que contrário a sua palavra caminha.

“Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. (Ap 2.19)”

A comunidade Cristã em Tiatira, possuía em seu favor perante o Senhor, tudo o que nos Cristãos devemos ter;

- Obras: Em meio a uma cidade dominada por satanás, o povo de Deus não esfriou, pelo contrário, suas obras eram grandes e numerosas, como o Senhor se refere, ate mais do que as primeiras, ou seja era uma igreja prospera que ganhava muitas almas e agradava a Deus.

- Amor: (porque Deus amou a humanidade de tal forma...) Vivia o primeiro amor, tinha isto para com Deus e para com o próximo.

- Fé: Pode ser notada quando o Senhor diz que também conhece a perseverança deste povo, o qual não desviava o foco, e jamais perdiam a esperança.

“Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. (Ap 2.20)”

Entretanto acredito que por amor aos homens, ao próximo, a comunidade Cristã de Tiatira era tolerante com a profetisa de satanás, chamada por Jesus de Jezabel, creio que por referência a mulher do rei Acabe no sec 9º a.C que teve uma influência em Israel arrastando e destruindo muitos homens de Deus levando os mesmo a idolatria. A Jezabel de Tiatira atuou mesmo modo doutrinando os servos do Senhor, seduzindo e conduzindo a prostituição e idolatria.

O que nos dias atuais também acontece muito, é comum em nosso meio vermos a triste e lamentável cena de irmãos e irmãs caindo nas garras de satanás por tolerarem o pecado. Hora porque traíram seus cônjuges ou namorado (a), hora por caírem na prostituição com um relacionamento que não era instruído por Deus ou por nutrirem a dúvida em seu coração e apelarem para outras religiões em momentos difíceis.

“Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. (Ap 2.21)”

O Senhor em sua misericórdia concede o tempo para que a profetiza se arrependa, porém em sua situação confortável ela decide não abdicar desta prática. O que ainda podemos ver dentro das igrejas. Muitas pessoas não querem abrir mão do pecado, pois não querem pagar o preço, resistindo assim ao mal.

“Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. (Ap 2.22)”

“Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. (Ap 2.23)”

Porém existe um preço para o pecado “porque o salário do pecado é a morte...(Rm 6.23)”, e ele também será cobrado, o Senhor diz que prostrará de cama a profetiza e os seus filhos, ou seja a enfermidade cairá sobre ela assim também para com os seus seguidores, os quais serão mortos para que sirvam de exemplo para todas as outras igrejas. E meu amigo(a) não adianta esconder, fazer quando ninguém esta vendo, pois a única pessoa que esta sendo enganada é você mesma. O Senhor Jesus deixa bem claro que conhecerão assim o poder que Ele tem em sondar nossas mentes e nossos corações, Ele sabe de tudo, antes da palavra chegar a nossa boca Ele sabe, porém neste momento a quem pergunte “Mas já que ele sabe por que ele permite?”, porque a decisão é nossa, a escolha de agradarmos e desagradarmos a Deus esta sob a nossa responsabilidade.

“Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; (Ap 2.24)”

“tão-somente conservai o que tendes, até que eu venha. (Ap 2.25)”

“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, (Ap 2.26)”

“e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; (Ap 2.27)”

Quanto aos que não se corromperam, não se iludiram e foram sinceros, tanto os que conheceram o mundo mas já se arrependeram e não vivem mais no mesmo, quanto para os que nunca fizeram parte, o Senhor Jesus alerta que não ira nos provar mais do que possamos suportar. Ou seja não existem mais desculpas, não precisamos roubar, matar, mentir, errar, pois ao que se arrepende de verdade, tem todos os seus pecados lavados no sangue do cordeiro. Mas só aquele que após se arrepender e não voltar para onde saiu, o Senhor concede autoridade para enfrentar os problemas e as lutas, as quais você ate pode vencer uma ou outra, mas sem Jesus você cairá cedo ou tarde novamente na mesma situação.

“assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.(Ap 2.28)”
”Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Ap 2.29)”

O que podemos comparar com a estrela da manhã? O Sol, o brilho eterno, o paraíso onde a luz é para sempre. A salvação é concedida apenas para quem tem ouvidos e a disposição para aguardar o Espírito que fala as igrejas.

Ele quer falar com você, não endureça mais o seu coração, deixe o que você acha ou deixa de achar, abandone esse seu preconceito que só atrapalha a ti mesmo, e tenha uma vida de qualidade e abundante.

A Paz do Senhor para todos!!

3 comentários:

  1. Bom em resumo, seja fiel eté a morte e receberá do Senhor aquilo que ele tem reservado para aqueles que o amam!!
    Devemos em todo o tempo fazer da palavra de Deus o nosso manual de Fé e prática para não corrermos o risco de sermos enganados por tantas Jesabeis que existem por ai se declarando pessoas de Deus e não são!!

    ótimo texto!!
    bjos \o/

    ResponderExcluir
  2. Mta paz de Jesus irmão, Parabéns pelo blog, excelente estudo biblico. Temos que perseverar até o fim, para conseguirmos vencer, buscarmos a santificação diária e procurarmos er semelhantes a Jesus sempre, não deixando de esta atentos a seu chamado e a voz do espirito santo. um abraço

    Diego Batista
    http://conversandocomiave.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tiatira tinha qualidades tão importantes como, amor, fé e obras, obras estas, maiores do que as primeiras, parecia a igreja perfeita, mas era permissiva, tolerava o pecado, e, não se pode servir a dois senhores, o nosso coração tem que estar 100% na presença de Deus.
    Quanto ao seu texto, soube colocar muito bem a situação desta igreja, explanando por etapas, para facilitar a compreensão. Muito bom mesmo!!!
    Um abraço e que Deus abençoe, você!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails