O que você procura?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Segunda carta: Esmirna

Possui o segundo maior porto do País e é a terceira maior cidade da Turquia conhecida hoje por Izmir, Esmirna era uma cidade antiga de uma região habitada durante milhares de anos antes de Cristo. Destruída pelos lídios em 600 a.C e reconstruída pelos Gregos no final do 4º século a.C, é a cidade que João por intermédio do Senhor Jesus, envia sua segunda Carta.

“(Ap 2.8) Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
(Ap 2.9) Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.”

Podemos analisar logo no primeiro versículo Jesus alimenta a esperança do Povo que crê nele, quando ele diz ao Líder espiritual de Esmirna que Ele é primeiro e o último, e que estava morto e voltou à vida. Meu amado(a) quem crê em Jesus tem esta Fé, crê em um Deus Vivo, o qual no segundo versículo afirma que conhece as nossas tribulações, lutas e os que nos perseguem. A comunidade Cristã de Esmirna sofria por permanecer em uma região da qual o povo em sua grande maioria adoravam deuses e deusas. Durante o domínio romano, Esmirna se tornou um centro de idolatria, foi à primeira cidade a construir um templo para adoração, e em 26 d.C foi escolhida como local do templo ao imperador Tibério. Na praça principal da cidade foram encontradas imagens de Posêidon e Demerter, deuses da mitologia grega, o que reforça o fato de que a população da época era idólatra. Entretanto o que quero que você entenda meu amigo(a), é que mesmo neste cenário, nesta total oposição de Fé, os Cristãos de Esmirna não desagradaram a Deus, mantiveram a sua Fé e perseveraram diante das lutas, o Senhor diz que conhecia a pobreza do teu povo, porém afirma que era um povo Rico. Mas rico do que? Do Espírito Santo, o que nos mantém firmes e inabaláveis diante as tribulações, perseguições, tentações, enfim, o Espírito que nos conduz a Salvação e nos da o discernimento enquanto vivermos em terra para agradarmos a Deus.

“(Ap 2.10) Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
(Ap 2.11) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.”

Ao contrário de outras Cartas, para a comunidade Cristã de Esmirna o Senhor não faz nenhuma exortação, apenas orienta ao povo para que não temas em nada, e mantenham a Fé, pois o diabo os afrontará com uma investida, da qual com certeza enfraqueceria a comunidade logo sendo tão poucos alguns deles ainda seriam presos, talvez por não se curvarem aos outros deuses que eram adorados naquela região, ate mesmo pelo povo que se dizia ser judeu, e pelo contrário faziam parte dos filhos do diabo. O que levando para os dias atuais não diferencia muito, quando nos convertemos, a lutas dobram, triplicam e sem contar às tribulações que enfrentamos ate mesmo dentro de nossas casas com nossas famílias, se levantam contra nós os “Irmaus”, crentes que estão no nosso meio apenas para corromper, principalmente os novos na Fé, semeando a malícia, os maus olhos e as intrigas. Tristemente esses “Irmaus” frenquentam a igreja a muitos anos e não conseguem se converter de fato, pois estão cheios de si, impossibilitando a ação do Espírito Santo em suas vidas, em contrapartida não querem que os outros sinceros se convertam.

Mas meu amigo(a) Deus é tão maravilhoso que a nossa recompensa não é aqui na terra, claro é promessa vivermos bem, termos uma vida de qualidade, porém a principal é a Coroa da Vida, a qual o Senhor instruiu aos Cristãos de Esmirna a serem fiéis ate a Morte se quiserem conquistá-la. E para esta promessa se cumprir só depende de uma pessoa, VOCÊ, seja fiel meu amado, firme no que você prega, viva o Deus que você fala, tenha caráter, não fique oscilando em dois pensamentos. Não existe possibilidade de a pessoa viver no mundo e no Reino dos Céus ao mesmo tempo, para Deus não existe “meio-convertido”. Seja a tua palavra Sim Sim ou Não Não, assim como eram os Cristãos de Esmirna. Deus procura homens e mulheres com este caráter com esta disposição, pois agindo assim o Ele afirma que não sofreremos dano algum na segunda morte. E que morte é esta você deve estar se perguntando, meu amado(a), é a da alma, existem dois destinos para ela, um é este mesmo que você pensou agora o inferno e outro é o glorioso Reino de Deus, porém a sua passagem você não compra na hora da morte, mas você a conquista em vida, em uma vida entregue a Cristo, pautada em sua palavra.

Caro leitor não perca mais tempo, se você ainda não se decidiu, faça agora a sua escolha, esta em suas mãos.

Louvado seja o nosso Senhor!

6 comentários:

  1. Gratificante vê-lo tecendo comentários a respeitos das cartas às Igrejas! Vejo que sua pessoa, a cada dia, esta buscando cada vez mais os estudos das Sagrada Escritura! Deus abençõe, meu grande amigo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fernando

    Eu penso que o livro do Apocalípse está no topo da lista dos livros que despertam a curiosidade do leitor da Bíblia. Porém, também está no topo da lista dos menos compreendidos.

    Mas, pela misericórdia do Senhor, o Espírito dá sabedoria para alguns servos, e então os mistérios são revelados para nós.

    Abraço.

    E.A.G.
    http://belverede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Paulo disse: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.(1 Coríntios 15.19)

    Devemos viver o presente vizando o futuro sempre.Como igreja que espera pelo seu Senhor, como niva que espera pelo seu Noivo. Só assim, pensando no futuro com Deus, conseguiremos ser fiéis até o fim!

    ótimo texto.

    Deus te abençoe /o\

    Natália.

    ResponderExcluir
  5. um texto muito edificante Fernando e cheio de conhecimento,gostei muito.Realmente a maior riqueza que temos é o Espírito de Deus,ai de nós sem ele..
    Vim também para agradecer o carinho e a força do comentário por minhas recuperação,Deus é mesmo maravilhoso.
    Abraço e paz!

    ResponderExcluir
  6. Fernando
    Estudar a cartas às sete igrejas é muito edificante, para todos nós, cristãos, porque não tem como escapar, em uma dessas cartas nós nos encaixamos, e elas servem justamente para nos aprumar.
    Bem, talvez a carta que eu mais goste seja esta, diversas vezes, mas diversas vezes mesmo, me senti a própria "Esmirna", uma luta atrás da outra, sem tempo para tomar fôlego, então eu abria a Bíblia e estava lá, Deus falando: na verdade, você é rica, e essa palavra me confortava, porque mais importante do que as conquistas, é a nossa salvação, a riqueza espiritual.
    Gosto de traçar um paralelo entre a igreja de Esmirna e a mirra, principal fonte de lucro da cidade, que deu origem ao nome "Esmirna". A mirra, uma folha que, quando moída, exalava um perfume agradável; lembro-me que comentava com os evangelistas que devemos tomá-la como exemplo, e exalar sempre o perfume de Jesus, mesmo quando somos moídos pelas lutas e dificuldades que se nos apresentam.
    Amei este estudo e fui abençoada com sua leitura.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails