O que você procura?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sexta carta: Filadélfia

Filadélfia ficava em lugar estratégico dando acesso para alguns países antigos, tais como Frígia, Lídia e Mísia. Fundada por Atalo, rei de Pérgamo, cerca de 140 a.C, o qual era conhecido por sua lealdade ao irmão, representada assim pelo nome da cidade, Filadélfia o qual a tradução do Grego quer dizer Amor Fraterno.

A cidade tinha como foco principal divulgar o helenismo, o que significa introduzir a cultura Grega aos países que estrategicamente Filadélfia possuía acesso. A região era prospera e tinha uma grande produção de uva, o povo desta cidade honrava Dionísio, o deus grego do vinho, entretanto existia uma comunidade Cristã, a qual mesmo convivendo com a forte cultura grega (adorações a deuses e deusas e práticas e costumes contrárias a conduta Cristã), não se corrompeu e se manteve firme na Fé em Cristo. Conduta a qual o Senhor reconheceu, tanto que notamos que a carta escrita a igreja de Filadélfia não possuía uma exortação de Jesus, assim como a enviada a Esmirna.

"(Ap 3.7) Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:

(Ap 3.8) Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

(Ap 3.9) Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei."

O Senhor Jesus da início a carta a igreja de Filadélfia fazendo questão de deixar bem claro que, é santo e não menti, e que conhece as obras desta comunidade Cristã, mesmo ela sendo fraca é fiel, atitude esta que faz o Senhor abrir uma porta, ou seja uma oportunidade a qual ninguém pode tirar deles.

Hoje em dia podemos comparar esta situação com as nossas lutas, os nossos problemas, os quais muitas vezes nos deixam sem forças, aparentemente sem saída, porém quando isto acontece temos que tomar como exemplo o povo Cristão da igreja de Filadélfia, os quais não negarão a palavra do Senhor e nem seu nome, o que podemos concluir com esta atitude é que: Não importa a situação que você esta passando, creia na promessa do Senhor e mantenha-se firma na Fé, pois a vitória é sua meu amigo(a), pois o Senhor Jesus conhece as tuas Obras.

O Senhor não volta atras no que fala, pois é fiel, seja você fiel ao que Ele pede a ti, e as portas que vão se abrir para tua vida ninguém poderá fechar.

Os Cristãos de Filadélfia sofriam nas mãos dos falsos judeus, os quais se diziam ser irmãos, porém mentiam e faziam parte da sinagoga de satanás. Posso ate imaginar o que os Cristãos de Filadélfia passavam com esses "judeus", o que hoje em dia deve ser comparado com aquele tipo de "crente" que faz tudo do jeito dele, ou seja Deus fala o que tem que fazer, ele conhece os mandamentos mas agi da maneira que ele acha que deve ser feito, e não contente com isto, quando vê um Cristão sincero enfrentando lutas, ele vai e semeia o mal, tentando assim neutralizar a sua Fé, com doutrinas contrárias a palavra de Deus, mas meu amigo(a) a mesma promessa feita para os Cristãos de Filadélfia de prostrar esses mentirosos aos seus pés, vale para aquele que não nega o Senhor, tão logo eles reconheceram o amor de Deus pelos os que não negarem a sua Fé em nenhum momento.

"(Ap 3.10) Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.

"(Ap 3.11) Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."

Jesus deixa claro que será feita a separação dos que guardaram a sua palavra e perseveraram, dos que não assim fizeram, ou seja Ele promete guardar o justo na hora da provação, fazendo referência a grande tribulação que esta por vir.
Guarde e conserve o que tens, não perca de maneira nenhuma a Fé no Senhor Jesus, busque a santidade e a comunhão com Ele, e não deixe que tomem de ti a tua coroa, aquela prometida a todos conforme a suas Obras.

"(Ap 3.12) Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.

(Ap 3.13) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Não perca mais tempo com desculpas e mais desculpas para não aceitar Jesus em sua vida, tais como "ainda não estou preparado", "sou muito novo para ser crente" ou "sou muito velho", enfim para de se enganar e deixe o Senhor fazer parte da sua vida, acredito que Ele mereça, pois só entregou e vida Dele pela sua, só isso não é mesmo!

Meu amigo(a) faça uma escolha agora mesmo: Continuar sendo uma criatura ou ser Propriedade de Deus, tal promessa feita ao Vencedor. Ser coluna do Santuário de Deus, resumindo caro leitor, entregue a sua vida inteira para Deus e assim se torne herdeiro do Reino de Deus.

Ouça meu amigo e minha amiga o que o Espírito diz, deixe por alguns instantes de fazer a sua vontade e experimente uma nova vida, posso te garantir que os poucos segundos que você deixar Deus fazer a vontade Dele nela, você não vai querer mais saber da sua.

Fiquem com Deus.

5 comentários:

  1. Maravilhoso post!

    Vemos aqui que ser fiel vale a pena.

    Ainda com as nossas debilidades e fraquesas, DEUS sempre nos sustentará se formos obedientes a Sua palavra.

    Faz todo sentido servir um Deus assim!!

    É nóis \o/ \o/ rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma das cartas mais fortes para mim. Que Deus continue lhe usando para que sempre tenhamos palavras edificantes como essas..

    :)

    ResponderExcluir
  3. Ahh, sabe o que me dói?
    Como as pessoas podem rejeitar um colo tão bom?
    Um amor tão puro, tão fiel?
    Não conheço algo tão gratificante do que servir a Deus.

    Continue escrevendo pregador.. uhahuaahu adorei!!!

    BjO.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando.
    Retribui suas visitas em meu blog, vlw.

    O seu Tá muito bom tbm..
    Continue assim.
    Na Fé.

    ResponderExcluir
  5. Fernando
    Chorei ao ler esta carta, sério mesmo.

    Você havia me perguntado em qual igreja eu me encaixava e vi Deus falando comigo, em tudo, tudo mesmo, quando diz que a igreja tinha pouca força, mas permeneceu fiel, uma igreja que tinha sofrido humilhações, "alguns que são da sinagoga de satanás, que mentem", "vão prostar-se aos seu pés e conhecer que eu te amei" forte isso, Deus conhece a cada um e não permite que cometam injustiça com os Seus.

    E, para finalizar uma promessa maravilhosa: "far-lhe-ei coluna do meu santuário", linda essa promessa, sempre me tocou, poque aprendi que a mulher é a coluna, ela não aparece, mas dá sustentação ao marido, à família, e ser coluna do santuário de Deus, então, é tudo!!!

    Nem preciso dizer que amei demais este texto todo!
    Deus te usou agora!!! (E sempre)
    Bjo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails