O que você procura?

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Primeira carta: Éfeso

(Ef 5.25)...como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”
Mas que igreja é esta a que se refere esta passagem de Efésios e por que Cristo se entregou por ela? Jesus não se entregou pela humanidade e tomou sob si os nossos pecados e enfermidades? Exatamente meu querido leitor, mas quando se refere Igreja em Efésios, quer dizer a nós mesmo os seres humanos, somos o corpo de Cristo ou seja a Igreja pela qual ele se deu por sacrifício vivo para que a humanidade tenha como conquistar a Salvação Eterna.

Estou explicando isto, pois começo hoje uma série de estudos e mensagens com base nas cartas enviadas as Sete Igrejas escritas por João encontradas no Livro profético do Apocalipse. Agora que você já sabe o que é a igreja, juntando os pontos acredito que você tenha entendido que estas cartas foram enviadas para cada tipo diferente de Cristão na época e que comparados aos dias atuais notamos muitas semelhanças com alguns que conhecemos.

Convido a todos os leitores de qualquer religião, doutrina, pensamento, enfim, a ler e dividirmos as idéias que vão ao decorrer da leitura surgindo.

Éfeso

“(Ap 2.1) Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:

(Ap 2.2) Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;

(Ap 2.3) e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.”

Ate aqui podemos ver que Deus descreve o anjo ou seja o Líder espiritual de Éfeso como se pode dizer um modelo, trabalhava sem cessar para a Obra do Senhor, era extremamente contra o pecado, pois não tolerava homens maus e ate encontrou e puniu homens dos quais tentaram enganar passando por apóstolos, porém eram mentirosos.

O que podemos comparar com aquele Cristão que sempre esta pronto para prestar trabalhos ao seu ministério, evangelizar, instruir em um ministério infantil, ser líder de grupo, enfim aquele Cristão que esta quase todos ou todos os dias na igreja.

“(Ap 2.4) Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”

Porém Deus afirma que ele perdeu o primeiro amor, ou seja, o seu relacionamento direto com Deus passou a ficar em segundo plano. Acredito que neste momento você esteja questionando, mas como um Cristão como o “Anjo de Eféso” pode ter abandonado a Deus se aparentemente ele vive na Obra do Senhor?!

“(Ap 2.5) Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”

Lendo esta passagem acredito que tanto tempo dedicado aos trabalhos, este tipo de Cristão ficou sem tempo de praticar as primeiras Obras, aquelas que damos início na nossa conversão, e quais são que Deus pede para que ele volte a fazer e se arrependa antes que seja tarde: Orar, Jejuar e Meditar.
Há quanto tempo você não Ora pelas manhãs quando acorda, ou para tomar decisões e simplesmente para agradecer por estar vivo e na presença de Deus?
Jejum por um propósito de cura, libertação, prosperidade, você ainda faz, mas e para ter mais do Espírito Santo, ou você acha que não precisa? Que agora você é um “Super-Santo” e não precisa orar para que o Espírito Santo limpe seus pensamentos, suas falhas, enfim que ele venha encher você mais uma vez d’Ele. E a Bíblia, você tem meditado na palavra pelo menos uma vez por dia, ou só abre na Igreja, isso quando lembra de levá-la?

Pois é meu amigo e minha amiga, às vezes nos ocupamos tanto, que deixamos o que podemos chamar de o “Básico” para depois e me refiro assim como “Básico”, não desmerecendo as primeiras Obras, mas por ser algo que deveria ser simples, ou seja natural para o Cristão, se analisarmos a palavra de Deus veremos que Jesus nunca deixou de Orar e tão pouco de usar a palavra de Deus.

“(Ap 2.6) Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.”

E nesta passagem mostra claramente que ao mundo você não se entregou ou se um dia você foi não voltou, pois as obras nicolaítas na época, eram práticas contrárias a conduta cristã, alguns estudiosos dizem que eles tentavam introduzir na conduta cristã elementos do paganismo, tais eles como o pratica sexual errônea, mas enfim o que quero que você entenda é que talvez você se encontre nesta situação, trabalhando para a obra do Senhor porém não consegue encontrá-lo mais, sua relação com Deus já não é mais como a do “primeiro amor” e se isto chegou a este ponto é porque você mesmo não vigiou e deixou as praticas das primeiras obras para depois.

Meu amado se você se encontra nesta situação, esqueça o que você fazendo por alguns instantes e humilhe-se diante do Senhor, diga a ele o que sente, porque deixou de buscar por Ele, abra seu coração e adore ao Senhor, ele só quer a sua sinceridade, ele mesmo diz que quem buscar por ele encontrará, então não perca mais tempo, Deus nunca desistiu de você.

“(Ap 2.7) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”

Ouça, guarde, pratique, viva tudo que Deus lhe pede, pois no final da árvore da vida você se alimentará, isto não é promessa minha, nem do pastor, de nenhum homem, é de Deus.

Que Deus te abençoe!!


5 comentários:

  1. Homem de Deus, que texto é esse??????
    Muito forte, Deus se preocupa mais com o que somos do que com o que fazemos.

    Sem palavras...

    Estou esperando a próxima.rs

    Deus te aebnçoe.
    /0\

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando!
    Obrigada pelo comentario la no meu blog.
    Espero ter sempre a sua visita rs.
    Vou vir aqui sempre, adorei este post! Que Benção! Que Deus nos santifique e nos guarde a cada dia no primeiro amor.
    Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olha que Deus continue te usando assim mais e mais.
    Aprecio muito seus posts, são bem claros e objetivos.
    Fica com Deus.

    Firme na fé,
    Idelmária Ferreira
    http://idelmaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem, esta carta serviu diversas vezes para me alertar, em certos momentos que passei, na presença de Deus.
    Efésios apresentava labor (trabalho), era perseverante e suportou as lutas (provas), pontos positivos,aos olhos de Deus, mas Deus não é somente o Senhor para os que o servem, Ele é Pai, e como pai espera receber amor, acima de tudo.
    Em Coríntios fala que se não tivermos amor, o nosso trabalho é como o som do címbalo que retine, ou seja, vazio.
    Um grande abraço e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails