O que você procura?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sétima carta: Laodicéia

A 80km de Éfeso e a 64km de Filadélfia, existiam 3 cidades principais: Colossos, conhecida pelas fontes de águas frias que possuía, Hierápolis, esta, conhecida por suas águas termais, e por fim Laodicéia a qual tinha o seu abastecimento de águas por um aqueduto vindas de Hierápolis. Porém a água chegava Morna, a qual era impossível de ser consumida pois provocava náuseas em quem provasse da mesma.


Uma das cidades mais prosperas de Frígia (reino situado na parte central oeste da Anatólia, atualmente Turquia), possuía Escola de Medicina, onde eram produzidos colírios para os olhos, também indústria têxtil e bancos, onde eram depositados os fundos das cidades ao redor por segurança. Um cidade prospera, possuía tudo do bom e do melhor, porém não possuía uma Igreja Cristã ativa. E ao decorrer do estudo vamos ver que o nosso Senhor Jesus utiliza metáforas com o que a cidade possuía para repreender as atitudes desta Igreja, a qual eu percebo que foi a que mais irou Jesus.

“(Ap 3.14) Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
(Ap 3.15) Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!”

Antes de mais nada vamos lembrar quem dita a carta: O Senhor Jesus, que revela estas informações ao apostolo João para que fosse enviada ao líder espiritual da igreja. Bom ate aqui tudo bem, mas vamos lembrar, que, Jesus é quem ira nos testemunhar diante de Deus, o Senhor Jesus é o princípio da criação de Deus, é o Alpha e o Ômega, é o cordeiro SEM DEFEITO que foi entregue como sacrifício, para que Eu e Você e toda a humanidade tivesse a OPORTUNIDADE de se arrepender de todos os pecados, e assim guardar e viver tudo o que a palavra de Deus nos orienta.

Quando tomamos a atitude de entregarmos a nossa vida a Deus, é como nascer de novo, e, ter uma nova maneira de viver, maneira a qual o Apostolo Paulo ensina os Cristãos de Corintios:

“(1Co 11.1) Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”

Acredito que todo mundo saiba como Jesus foi em terra, pregou o evangelho, viveu pela Fé, resistiu ao mal, e tudo mais que você já sabe, mas, qual a dificuldade em imita-lo?! Se o mandamento é este, ele não diz para ser Perfeito como ele foi, tudo bem ate ai eu entendo, somos seres humanos, falhos, enfim, mas Ele pede para que imitemos as suas atitudes, e, como Cristão e eu devo cumprir os mandamentos.

Na cidade de Laodicéia o Senhor Jesus diz claramente que sabe de tudo o que se passa por la, conhece as Obras daquela igreja, a qual não é Fria e nem Quente, ou seja dois tipos de Cristãos podemos encontrar aqui.

O Frio, aquele que não conhece a verdade, paciência ele agi de maneira que a sua educação e sua cultura manda.

O Quente, “na unção meu irmão”, Ora, Jejua, Lê diariamente a Bíblia, isto para as primeiras Obras, porém também não perde a oportunidade de levar a Palavra as pessoas, segue os mandamentos e guarda a vontade do Pai sem olhar para trás, e busca cada vez mais almas para o reino de Deus. Entretanto não existia estes dois tipos de Cristãos em Laodicéia, motivo o qual o Senhor desabafa “...Quem dera fosses frio ou quente!” e infelizmente é o que mais vemos nos dias atuais.

“(Ap 3.16) Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

Indignado o Senhor Jesus compara ás águas mornas da cidade com a comunidade Cristã, e da mesma forma que quem bebesse das águas vomitava, o Senhor esta a ponto de vomitar este tipo de Cristão. Meu amigo(a) pense comigo, seja coerente, quando comemos algo que nos faz mau ao estômago, o nosso corpo Rejeita, poe pra fora mesmo, pois sabe que é algo estranho e que se continuar no nosso organismo com certeza logo afetará o corpo todo.

E comparado aos dias de hoje podemos relacionar o Cristão morno com aquele tipo de pessoa que frequenta uma igreja a tempos e ate hoje, não se batizou nas águas por exemplo, ou com aquele que não tem disposição para nada (se tratando das coisas de Deus), não abandona o pecado, na igreja é uma coisa fora dela é outra, os palavrões é o segundo idioma, enfim, um frequentador de igrejas, vive esquentando o banco, e se for questionado por isso, ele possui uma lista de desculpas desde:

“aaa não me sobra tempo”, “ainda não estou preparado” até a clássica: “espero o tempo do Senhor”. Coitado do nosso Senhor Jesus se fosse depender desse tipo de “crente”, por isso que Ele já deixou bem claro que usaria as pedras se fosse preciso.

“(Ap 3.17) pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
(Ap 3.18) Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
(Ap 3.19) Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”

Muitas pessoas depositam sua confiança no Casamento, na Empresa, na Família, no seu Dinheiro, em objetos, enfim, em todo e qualquer tipo de coisa tangível, que possa ser vista, que possa ser comprada e vendida.

Meus amigos, Laodicéia foi a cidade mais próspera das 7 igrejas e isso não as privou de cair nos erros, os quais o Senhor repreende duramente, e em sua grande misericórdia Ele da uma chance, mas para aquele que o reconhece e se arrepende verdadeiramente. Pois você pode ter estudado nas melhores escolas, ter frequentado clubes e restaurantes de alta qualidade, nunca ter passado fome, ser rico, porém, eu falo com a absoluta certeza que você sente que falta algo, e você procura isto em relacionamentos amarosos, trabalhos, diversões, viagens, Tudo o que a sua condição pode sustentar, e mesmo assim lhe falta algo.

Mas meu amigo(a) já chegou a hora deste espaço ser preenchido, dessa sensação a qual você tanto se desespera por não saber o que é, basta uma escolha pois...

“(Ap 3.20) Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

O Senhor Jesus é o que o que faltava em minha vida, e com certeza é o que falta na sua. Escolha aceita-lo e levante e abra a porta, pois Ele é super educado e só entrará em sua vida a partir do momento que Você deixar, e esteja preparado para cear com o Senhor Jesus, ou seja ter comunhão com Ele.

“(Ap 3.21) Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
(Ap 3.22) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

E quem lembra da carta para a Igreja de Sardes?
"(Ap 3.5) O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida;"

Meu amigo(a) é isso que o Senhor Jesus espera da gente, o mínimo de gratidão pelo muito que ele fez por tua vida. Ele te ama desde e o ventre da sua mãe. Ele sofreu, foi humilhado, pisado, pelos Seus e morreu por todos.

Vamos manter a nossa comunhão e a nossa santidade a qualquer custo, pois não foi a toa que Jesus foi ate a cruz por você, não de as costas pra o Senhor agora, pelo contrário confesse que Ele sim é o único em sua vida e tenha uma vida de qualidade e abundância com direito a Salvação no final.

Ouça a voz de Deus!

Um comentário:

  1. A última carta e a melhor!!!
    O que faz com que a gente supere os obstáculos, a lutas que passamos, é a certeza de que no final seremos recompesandos com uma morada ao lado de Deus! Pra falar a verdade nenhuma luta aqui, por maior que seja, pode nos impedir de passar por ela e vencê-la, para chegar no fim e oder dizer: Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.
    2 Timóteo 4:7.
    Bjoooooooo, ótimo texto! \o/ \o/ \o/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails